Histórico

 

A necessidade de mais opções de cursos de graduação e pós-graduação e opções mais acessíveis à realidade econômica local foram as premissas para a idealização de uma nova Instituição de Ensino Superior na região do Planalto Norte Catarinense.

 

Em fevereiro de 2005 nascia a ideia de trazer uma nova faculdade para a população do Planalto Norte Catarinense, aliando liberdade de escolha, preço e qualidade.

 

Após muitos estudos e reflexões, em dezembro de 2005, começou-se o planejamento e os primeiros traços do projeto de criação da Instituição de Ensino Superior: Aspectos Gerais da Região de Abrangência, Necessidade Social, Plano Político-pedagógico da Instituição, Plano Econômico-Financeiro, Estatuto, Regimento, Organograma, Princípios Filosóficos e Educacionais da Instituição, Planos de Curso com todos os elementos, ou seja, Objetivos, Perfil Profissional, Proposta Curricular, Ementários, Bibliografia de cada Disciplina, Regulamentos de Estágios, de Atividades Complementares e tantos outros tópicos exigidos pela legislação.

 

Fundação

 

Na mesma época foi dado início à reforma do imóvel para adequá-lo aos padrões exigidos por lei. Ao mesmo tempo se preparava o processo para pedido de credenciamento no MEC. 

 

O pedido de credenciamento foi protocolado no MEC em Agosto/2006 e, juntamente com o credenciamento da  IES, foi solicitado a implantação do Curso de Administração, com 04 linhas de formação : Marketing, Recursos Humanos, Sistemas de Informação Gerencial e Comércio Exterior.

 

No dia 17 de Agosto de 2006 inaugurava-se a sede da FAMEPLAN com uma palestra sobre economia com a Prof. Virene Roxo Matesco da Fundação Getulio Vargas-RJ, poucas horas após terem sido concluídos os detalhes finais de reforma. Em Setembro do mesmo ano iniciou-se uma turma de  MBA em Gestão Empresarial em convênio com a Fundação Getulio Vargas. Iniciou-se também, nesta época, campanha para outros cursos de extensão e pós-graduação.

 

Em Agosto de 2007 foi recebida  a comunicação da visita da comissão avaliadora do MEC e em um mês implantada a biblioteca então nominada Pres. Getulio Vargas, com todos os títulos e periódicos, montado o laboratório de informática . Foi um período  de trabalho árduo e investimento alto. Éramos poucos, mas apaixonados pela idéia.

Atos Regulatórios

No dia 25 setembro/2007 foi recebida a visita da comissão avaliadora do MEC, sendo os Prof. Silvestre Prado de Souza Neto e Profs. Heitor Talevi Pedroso, designados para esta função. Na ocasião a comissão avaliou todas as condições físicas, bem como o projeto pedagógico, projeto de curso, planos de carreira dos funcionários e também realizou entrevista com o corpo técnico-administrativo, docente e com a coordenação do curso. A comissão permaneceu por três dias na instituição e verificou todas as condições necessárias para o funcionamento da IES emitindo, em seguida,  relatório favorável à implantação do Curso de Administração.

No dia 24 de março de 2008, após transcorridos todos os trâmites legais, foi publicado no Diário Oficial da União, o parecer do Conselho Nacional de Educação favorável ao credenciamento da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte e a portaria  de credenciamento da Instituição foi homologada pelo Sr. Ministro da Educação Fernando Haddad sob o número 527 no dia 30 de abril de 2008 e publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de maio de 2008. A autorização do Curso de Administração, com 200 vagas anuais, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Superior através da Portaria 340/2008 e foi publicada no Diário Oficial da União nº 88 de 09 de maio de 2008.

Autorização de Funcionamento - DOU 88 de 09/05/2008 - Clique Aqui

 

Reconhecimento do Curso de Administração - DOU 247 de 20/12/2013 - Clique Aqui

Estrutura de Gestão - Clique Aqui